Junta combandeira1º Dezembro 1640

Dia da Restauração da Independência do Reino de Portugal.

O desaparecimento de D. Sebastião  (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, e da morte de seu tio e sucessor,  Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica no reino de Portugal, que passou a integrar a soberania espanhola.

Apesar do chamado Estatuto de Tomar jurado por Filipe I, da casa dos Habsburgo, que garantia a identidade portuguesa, no reinado de Filipe III eram já muitas as cláusulas violadas.

Na década de 1630 o aumento generalizado de impostos em favor da corte espanhola, a braços com a guerra dos trinta anos, fez fermentar o espírito de revolta junto das camadas populares, parte do clero, e de parte da aristocracia portuguesa que era sistematicamente relegada para lugares subalternos.

A 1 de dezembro de 1640 o movimento insurrecional conquistou o poder em Lisboa e devolveu o Reino de Portugal aos portugueses, escolhendo para rei o Duque de Bragança, D. João, que gozava de grande prestígio político.

Tornar-se-ia, coroado em 15 de dezembro de 1640, no Rei D. João IV (O Restaurador), dando início à 4ª Dinastia, a Dinastia de Bragança.