Pais Filhos“Novos pais, novos filhos e as práticas do costume?” foi o tema da palestra que decorreu no Centro Cultural de Alfena, no dia 18 de maio de 2018. A iniciativa foi uma parceria entre o gabinete da Ação Social da Junta de Freguesia de Alfena e o gabinete de psicologia dr. Tiago Sá Balão – Relaction.

As funções da parentalidade / família foi um dos temas abordados por Tiago Sá Balão. Um dos aspetos apontados pelo psicólogo, terapeuta de casal e familiar foi a necessidade de educar para as diferenças, eliminando preconceitos e descriminação. “A sociedade ainda não está à vontade com a diferença, mas as exigências das crianças são diferentes”. “Educar no sentido de uqe existem outros mundos, outras realidades”, acrescentou.

Outro ponto para o qual Tiago Sá Balão chamou a atenção foi para a necessidade de educar os filhos satisfazendo as suas necessidades básicas – “o sono e a alimentação”.

Birras: como lidar com elas?. Foi nesta questão que a psicóloga Vera Santos centrou a sua intervenção, relembrando, em primeiro lugar, que estas fazem parte do processo de desenvolvimento da criança.

E quando as há, o que se pode fazer? “Manter uma postura calma, compreender o motivo, dialogar e dar atenção”, aconselhou. E se a birra continuar, “ignorar, tentar retirar a criança para uma zona calma e fazê-la refletir”.

Quais são os desafios que a tecnologia traz para as relações entre pais e filhos?. Este foi o tema desenvolvido pela psicóloga Catarina Meireles. Quando se verifica um mau uso, explicou, “o relacionamento interpessoal passa a dar-se maioritariamente através do computador ou do telemóvel”. Isso leva também a uma redução da capacidade linguística e a uma redução da capacidade de imaginação, acrescentou.

O último assunto em discussão foi “Posso melhorar a forma como uso o meu tempo na relação com os meus filhos?”. A psicóloga Sara Freitas falou nas exigências profissionais que deixam pouca disponibilidade para os pais.

O conselho passa por “repensar as prioridades e estabelecer limites; organizar o dia; dedicar, pelo menos, 10 minutos do seu tempo de forma exclusiva ao seu filho; use o momento das refeições para conversarem”.

Tudo menos “compensar a sua falta com presentes”.

No final da sessão foi ainda apresentado o projeto social “Cria Sol - Crianças e Famílias Solidárias”.