EgoO Centro Cultural de Alfena, recebeu, no dia 15 de junho, uma Palestra sobre "O Poder do Ego". A oradora, já conhecida dos alfenenses, foi Manuela Tavares.

Durante a sua intervenção, a oradora tentou, da melhor maneira possível, explicar o que é o Ego, o impacto que o mesmo tem na nossa vida, como podemos identificar o Ego no nosso dia e de que maneira podemos domesticá-lo.

 

Com histórias do seu dia-a-dia, ou com exemplos específicos ou até mesmo com situações da sociedade, Manuela Tavares captou a atenção da plateia, explicando o que é o Ego e como pode ter tanto poder sobre cada um sem que cada um se aperceba.

Num dos exemplos, falou de um casal em situação de divórcio. De acordo com a oradora, o ego iria aparecer naquela situação. "Caso o homem pedisse o divórcio, a mulher iria imediatamente questionar quem era “a outra” e procurar no telemóvel do marido por mensagens que comprovassem a sua ideia, sendo isso uma demonstração do Ego (medo)". Nesta situação, referiu, quem ama devia deixar ir embora, pois “ninguém quer estar ao lado de alguém que não nos ama”. E ainda acrescentou “a dor é inabitável, mas o sofrimento não".

Manuela Tavares fez referência a vários pensadores, um dos quais Osho que disse: “Quanto mais felizes nós formos, menos Ego temos". “A necessidade que nós temos de nos impormos aos outros é na exata medida em que nós somos infelizes. Porque quem for feliz e estiver bem consigo próprio não precisa de se impor a ninguém”, saliemtou.

A palestrante referiu, ainda, que o ser humano sofre do "Síndrome da Matilha", isto é, sozinhos não somos nada mas juntos somos muito fortes, pois “a união faz a força”.