Mercado MedievalO Parque Vale do Leça vai acolher o Mercado Medieval de Alfena, que vai decorrer entre os dias 28 e 30 de junho de 2019. Depois de assinado o protocolo de parceria entre a Junta de Freguesia de Alfena e a Associação Expande Conquistas, o evento foi apresentado, na segunda-feira, dia 3 de dezembro, às colectividades da freguesia.

A representação de contos históricos, bandas medievais, grupos de bombos, grupos de danças do povo, dança do ventre, cavaleiros e gastronomia são alguns dos ingredientes que não vão faltar na primeira edição do evento. Serão três dias para despertar o espírito medieval de todos quantos se deslocarem ao local.
Um espaço “que tem todo um potencial que queremos aproveitar”, garante o presidente da Expande Conquistas, Diamantino Soares.

A pouco mais de seis meses da data, o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, mostra-se muito agradado com o facto do Parque Vale do Leça receber mais um evento que grande envergadura e acredita que "vai ser um sucesso".

A entrada para o evento vai ser paga, ajudando assim a fazer face às despesas. Nesse sentido, o autarca sublinha que em Alfena se inaugurou uma nova forma de organizar eventos, "sem grande investimento público".

E desengane-se quem pensa que Alfena não tem história para contar. É verdade que não tem castelos, nem mosteiros, mas já teve pelourinho, na altura em que pertencia às Terras da Maia, “o que significa que Alfena teve relevante importância no passado, conta o membro de executivo e historiador, Américo Marques.
“De Alfena seriam “exportados” produtos cá produzidos, como os produtos agrícolas, alfaias e provavelmente até algum tipo de armamento. Está documentada a existência de uma relevante feira ou mercado, de grande afluência do povo do Porto em busca dos mais diversos artefactos, na zona da Ferraria e Codiceira”, acrescenta.