Livro AlfenaO livro de fotografia “Alfena”, foi apresentado, no dia 7 de dezembro, no Centro Cultural de Alfena. Com fotografias de José Manuel Soares e narrativa de Ana Rita Soares, o livro apresenta uma visão artística mas documental da atual freguesia. Regista pessoas e monumentos, memórias que vão ficar para a história.

O evento contou ainda com uma participação musical protagonizado pelo professor de música, Alfredo Fernandes (piano) e pelos seus alunos Pedro Azevedo (violino), Daniel Portugal (percussão), Dinis Carneiro (flauta) e Hélder Alves (guitarra). O quinteto, que abriu e encerrou a sessão, interpretou várias músicas portuguesas.


Ana Rita Soares é investigadora na área de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidad Complutense de Madrid. Atualmente realiza a tese de doutoramento.

José Manuel Soares é professor e fotógrafo profissional. Dá aulas de fotografia na escola EB 2,3 de Valongo.
Enquanto profissional de fotografia tem trabalhos publicados em inúmeros jornais e revistas, nacionais e internacionais. Tem fotografias suas em vários livros e guias turísticos, fez ilustração gráfica de livros, já participou em várias exposições coletivas e individuais e publicou vários livros, o último, “Alfena”.

A iniciativa assume um cariz solidário, uma vez que as verbas arrecadas com a venda do livro revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, wque também prestam auxílio a Alfena.